Notícia: Trabalhadores da UFSC protagonizam defesa da autonomia e da democracia na universidade

06/12/2022 15:22

Trabalhadores da UFSC protagonizam defesa da autonomia e da democracia na universidade

 

Texto de Gabriel Martins, Luciano Agnes e Veridiana Bertelli, publicado no jornal Barravento dos estudantes de graduação do curso de História da UFSC, em 6 de dezembro de 2022

É tradição em muitos países esperar as marmotas saírem para que a primavera seja, enfim, anunciada, determinando o fim de um rigoroso inverno. Mas, as marmotas, como as grandes transformações, se movem invisíveis e inauditas.

Nesse momento, invisível e silenciosamente, os trabalhadores da UFSC estão protagonizando uma mudança que vai na contramão dos movimentos protagonizados há anos pelos governos federais no Brasil que ameaçam a autonomia universitária.

Não obstante, nos últimos anos o governo federal tem avançado contra as universidades, cortando seu orçamento, nomeando reitores não eleitos pela comunidade universitária e agora prepara um sistema de gestão da força de trabalho centralizado no Ministério da Economia, retirando das universidades a gestão de sua própria força de trabalho.

É neste cenário que os trabalhadores técnico-administrativos em Educação (TAEs) da UFSC estão construindo o Controle Social.

 Inspiração na Reforma Sanitária

Nos anos 1970 o Brasil inicia sua Reforma Sanitária. Inspirado na Reforma Sanitária Italiana, o movimento sanitarista brasileiro lutou contra o processo privatista da saúde no país. Como consequência, nossa Reforma Sanitária conquistou os únicos artigos constitucionais oriundos da própria população, fundando o Sistema Único de Saúde (SUS).

Cientes de que a saúde pode ser um lucrativo negócio, o SUS se estrutura em conselhos, em uma gestão conhecida como Controle Social, em que qualquer cidadão pode participar da formulação, fiscalização, proposição e acompanhamento das políticas e orçamento da saúde pública.

Ainda que tenha limites, não resta dúvidas que, sem o Controle Social, não haveria o SUS em nosso país.

 Controle Social nas universidades

Diante do avanço dos sistemas de controle da força de trabalho diretamente pelo Ministério da Economia, aliado a orquestrados processos contra as universidades federais em todo o território nacional, os TAEs da UFSC aprovaram a instauração do Controle Social, um sistema público que registra todas as atividades e horários de setores e trabalhadores, que agora passam a ter sua gestão colegiada e com espaço para a comunidade universitária não apenas conhecer, mas participar ativamente da formulação e execução das atividades técnico-administrativas em Educação. O sistema tem previsão de ser concluído em janeiro de 2023 e mais informações podem ser acessadas em controlesocial.paginas.ufsc.br