Comissão de Controle Social completa um mês com pilotos em duas unidades

27/10/2022 10:36

No dia 26 de outubro a Comissão de Controle Social completou um mês de trabalhos. No período, o sistema foi testado em um projeto-piloto junto ao Departamento de Compras (Dcom/Proad) e iniciou mais quatro setores da Pró-reitoria de Administração (Proad) e no Centro Socioeconômico (CSE).

Os pilotos subsidiaram ajustes nas telas que compõem o sistema em desenvolvimento pela Setic e permitiram a adequação deste sistema para as diversas jornadas, dos múltiplos cargos que compõem a carreira dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação (TAEs). Também foram realizadas experiências com trabalho híbrido, jornada flexibilizada e trabalho externo. Em novembro, serão também avaliados os fluxos necessários para trabalho por turno e escala, abarcando a ampla variedade de atividades.

Durante o desenvolvimento do sistema, a Comissão tem trabalhado com um modelo em planilha eletrônica, disponível para consulta de toda a comunidade, constantemente atualizada para evitar retrabalho, prevista de ser suprida de informações por sistemas já existentes na UFSC, reduzindo tempo de preenchimento e eventuais equívocos.

Gestão colegiada

Além do sistema, o projeto-piloto tem avaliado o funcionamento deste sistema de gestão colegiada. O Controle Social é estruturado em Unidades e Setores, prevendo a gestão coletiva não apenas da frequência, mas, sobretudo, das atividades, com planos de trabalho planejados, analisados, executados e avaliados mensal e coletivamente pelos setores.

As organização da estrutura universitária em Unidades e Setores, espelha a estrutura acadêmica da instituição, em Centros de Ensino e Departamento. Nos setores administrativos, são consideradas Unidades as Pró-reitorias e Secretarias, sendo seus Departamentos os setores e não confundindo, portanto, com a localização física, mas com lotação e localização, respectivamente.

Término dos trabalhos

A Comissão de Controle Social encerra os pilotos em dezembro, entregando o relatório final em janeiro de 2023, com as sugestões de implementação em toda a Universidade e atendendo ao que se comprometeu junto ao Ministério Público em setembro de 2022.