Comissão de Controle Social completa um mês com pilotos em duas unidades

27/10/2022 10:36

No dia 26 de outubro a Comissão de Controle Social completou um mês de trabalhos. No período, o sistema foi testado em um projeto-piloto junto ao Departamento de Compras (Dcom/Proad) e iniciou mais quatro setores da Pró-reitoria de Administração (Proad) e no Centro Socioeconômico (CSE).

Os pilotos subsidiaram ajustes nas telas que compõem o sistema em desenvolvimento pela Setic e permitiram a adequação deste sistema para as diversas jornadas, dos múltiplos cargos que compõem a carreira dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação (TAEs). Também foram realizadas experiências com trabalho híbrido, jornada flexibilizada e trabalho externo. Em novembro, serão também avaliados os fluxos necessários para trabalho por turno e escala, abarcando a ampla variedade de atividades.

(mais…)

Divulgadas novas telas individuais

24/10/2022 20:44

A Comissão de Controle Social, após duas semanas de início do primeiro projeto-piloto, acaba de divulgar o novo modelo de preenchimento individual do Controle Social. O novo formato simplificou o preenchimento, reduzindo as informações.

Quando o sistema estiver em funcionamento, a maioria desses dados será preenchido automaticamente, a partir do cruzamento de sistemas. Assim, informações como atividades serão oriundas do Sigad, as relativas a disciplinas ministradas, virão do CAPG; a participação em projetos de pesquisa e extensão durante a jornada de trabalho, serão puxados do Sigpex, etc. Com isso, os TAEs devem preencher somente as informações que mudarem e as ocorrências, uma vez que as atividades, horários, local de atividade e participação em projetos não costumam alterar todos os meses.

Para conhecer o novo modelo, clique aqui.

Segunda etapa do projeto de trabalho dos projetos-piloto é iniciada

19/10/2022 07:45

A Comissão responsável pela implantação do Sistema Eletrônico de Controle Social ingressa na próxima segunda-feira, 24 de outubro, a segunda etapa dos projetos-piloto de teste e adequação do sistema. Após iniciar a experiência no Departamento de Compras (DCOM/Proad), mais quatro setores da mesma Pró-reitoria iniciam as rotinas de planejamento, acompanhamento e relatórios mensais setorias de atividades. A partir de dezembro, os quatro últimos setores serão incluídos no projeto-piloto, possibilitando o teste da ferramenta e do fluxo de trabalho em toda a Pró-reitoria.

Projeto-piloto em quatro fases

A segunda fase do piloto a ser iniciada na próxima semana, atende ao planejamento da comissão instituída, de testar o pré-sistema de Controle Social durante a confeção do sistema eletrônico pela Setic. Dividido em quatro etapas, o planejamento previa iniciar em outubro com um setor de Pró-reitoria ou Secretaria para, em novembro, expandir a experiência para outros setores da mesma unidade e selecionar um setor de um Centro de Ensino ou Campi para, enfim, em dezembro, analisar o funcionamento, fluxos e sistema em toda uma undiade administrativa e um unidade acadêmica.

A escolha do Centro de Ensino ou Campi, ainda está em curso, porém, com expectativa de seguir normalmente o planejamento.

Projeto-piloto inicia nesta segunda-feira, 10 de outubro

10/10/2022 07:12

Inicia nesta segunda-feira, 10 de outubro, o primeiro piloto do Controle Social de Assiduidade. O setor escolhido é o Departamento de Compras (DCOM), vinculado à Pró-reitoria de Administração (Proad). A experiência se estende até dezembro deste ano, quando se encerram as experiências para início do Controle Social no princípio de 2023.

Primeiro de quatro pilotos

Durante a confecção do Sistema Eletrônico, pela Setic, o Controle Social desenvolve quatro projetos-pilotos, a fim de avaliar fluxos, sistemas e construir manuais de usuários a toda a Universidade.

Os pilotos serão escalonados, o que significa que o primeiro inicia em outubro e permanece até dezembro, enquanto o segundo e o terceiro iniciam em novembro e, igualmente permanece até dezembro. O quarto e o último piloto inicia e finaliza em dezembro.

Com isso, serão analisados os fluxos e desenvolvidos os manuais para toda uma Unidade administrativa e, em seguida, para toda uma Unidade Acadêmica. Das 32 unidades previstas no Controle Social, 2 já terão pleno conhecimento dos sistema, antes mesmo da finalização do sistema final, de uso de toda a instituição, a partir de 2023.

Teletrabalho e flexibilização

O Controle Social foi concebido para atender a diversas jornadas de trabalho de uma carreira ampla como a dos Técnicos-Administrativos em Educação, que comportam jornadas de 20h, 25h, 30h e 40h, além de trabalhos por turnos e, muitas vezes, com atividades externas.
(mais…)